A vida do rei Davi não poderia ter sido melhor.
Coroado, Saul no esquecimento e futuro sem compromisso com o passado...?!
Não?! Algo desperta uma dessas lembranças.
Em meio à sua nova vida, Davi lembra-se de uma promessa:
"Resta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar lealdade, por causa de minha amizade com Jônatas?" (2 Samuel 9:1).
Por que se preocupar com os filhos de Saul?
Quem se importa com a velha guarda? Davi.
Ele se importa porque se lembra do acordo que fez com Jônatas.
Quando Saul ameaçou matar Davi, Jônatas tentou salvá-lo. Jônatas conseguiu fazê-lo e depois fez este pedido: "Se eu continuar vivo, seja leal comigo, com a lealdade do SENHOR; mas se eu morrer, jamais deixe de ser leal com a minha família" (1 Samuel 20:14,15).
Jônatas morre. Mas o acordo de Davi não.
Ninguém teria pensado duas vezes antes de deixá-lo para trás. (Davi tem muitas razões para se esquecer da promessa que fez a Jônatas).
Os dois eram jovens e idealistas. Quem cumpre as promessas de juventude?
Saul era cruel e impiedoso. Quem honra os filhos de um sujeito vingativo?
Que rei tem tempo para coisas pequenas?
Mas, para Davi, um acordo não é uma coisa pequena.
Encontrar um descendente de Jônatas não era fácil.
Ninguém que pertencia ao círculo de Davi conhecia um.
Chamaram Ziba, um antigo servo de Saul, pois ele conhecia um membro ainda vivo da família de Saul.
Dê uma boa olhada na resposta de Ziba: "Ainda há um filho de Jônatas, aleijado dos pés" (2 Samuel 9:3).
Ziba não menciona nenhum nome, só diz que o menino é aleijado.
Ziba não dá detalhes sobre o menino, mas o quarto capítulo de 2 Samuel os apresenta.
A pessoa em questão é o filho de Jônatas, Mefibosete.
Quando Mefibosete tinha cinco anos, seu pai e seu avô morreram nas mãos dos filisteus. Conhecendo a brutalidade dos filisteus, a família de Saul foi para as montanhas. A ama de Mefibosete apanhou-o e fugiu, depois tropeçou e deixou-o cair, quebrando ele os dois tornozelos, o que o deixou irremediavelmente manco. Servos fugitivos carregaram-no na travessia do rio Jordão até uma vila inóspita chamada Lo-Debar. O nome significa "sem pasto". Imagine uma cidade com um trailer tombado, arrendado por um preço ridículo, jogado no meio de um deserto. Mefibosete escondeu-se ali, primeiro porque estava com medo dos filisteus, depois porque teve medo de Davi.
Vamos analisar os tristes detalhes da vida de Mefibosete:
· nasceu como herdeiro legítimo do trono;
· foi vitimado por uma queda;
· foi deixado, impossibilitado de andar, em uma cidade estranha;
· lá vivia sob a ameaça de morte.
Vitimado. Excluído. Incapacitado. Inculto.
"Tem certeza?", insinua a resposta de Ziba.
"Tem certeza de que você quer gente como esse menino em seu palácio?"
Davi tem certeza, e assim fizeram.
Chegando ao palácio, o menino prostra-se e pergunta:
"Quem é o teu servo, para que te preocupes com um cão morto como eu?"
Então o rei convocou Ziba e disse-lhe:
"Devolvi ao neto de Saul, seu senhor, tudo o que pertencia a ele e à família dele... Mefibosete comerá sempre à minha mesa" (9:8-10).
Observe: Davi poderia ter enviado dinheiro para Lo-Debar. Teria, generosamente, cumprido sua promessa com uma pensão anual vitalícia. Mas Davi deu mais do que uma pensão para Mefibosete; ele lhe deu um lugar — um lugar à mesa do rei.
E isso não deixa de ser verdade. A criança que não tinha pernas para sustentar-se tem tudo para viver. Por quê? Por que impressionou Davi? Convenceu Davi? Coagiu Davi? Não. Mefibosete não fez nada. Uma promessa motivou Davi. O rei é bom, não porque o menino esteja merecendo, mas porque a promessa é eterna.
De onde Davi tirou tal decisão?
Se pudéssemos perguntar para Davi como ele venceu o gigante da promessa, ele nos tiraria de sua história e nos levaria à história de Deus.
Deus é o exemplo a ser seguido em termos do cumprimento de acordos.
Davi conseguiu lutar contra um dos seus vários gigantes: Promessas!!
Conseguiu cumprir a promessa que fez a Jonatas, mesmo quando não havia mais necessidade de suprir a descendência de Jônatas, que estava no esquecimento!
Deus então? Como pode??
Nos concede um lugar em sua Casa!
Nos concede o perdão e CUMPRE ATÉ HOJE TODAS AS SUAS PROMESSAS!!
Como Mefibosete, Deus nos convida assentarmos na Grande Mesa do céu!
Nós, pecadores diários, convidados para o jantar com o Rei!
Tudo isso vale a pena, quando existe a luta de uma promessa que devemos fazer para nós mesmos:
LUTAR SEMPRE VISANDO SOMENTE O CÉU e não nossos prazeres carnais e temporários!
Prometo continuar lutando sempre!
Prometo não desistir NUNCA!
O Céu é o meu foco!
O perdão de Jesus é o meu ar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário